sexta-feira, 6 de setembro de 2013

20ª Edição da Superliga de Vôlei

Na 20º Edição, Superliga é lançada com    festa e apresenta 


novidades


Competições vão reunir 31 medalhistas olímpicos e mais de 150 campeões mundiais. Nesta temporada, sets serão disputados com 21 pontos

Parecia uma reunião de astros. E era. Nesta quinta-feira, a Superliga lançou sua temporada 2013/2014 com grande festa em São Paulo. Maior competição de vôlei do mundo, o campeonato comemora sua vigésima edição em grande estilo. Com 31 medalhistas olímpicos e mais de 150 campeões mundiais em todas as categorias, a disputa vai reunir 12 equipes masculinas e outras 14 femininas entre setembro e abril do próximo ano.
Em sua vigésima edição, a Superliga quer acelerar os passos. Entre as novidades para a temporada 2013/2014, o campeonato terá sets de 21 pontos, dando mais velocidade à competição e com a expectativa de deixar os jogos ainda mais equilibrados. A mudança foi uma sugestão da Federação Internacional de Vôlei (Fivb) e também será testada em outros países.

VÔLEI Lançamento Superliga 2013/2014 -Mosaico 2 (Foto: Marcos Ribolli)
(Fotos: Marcos Ribolli)


Em quadra, no masculino, o Rio de Janeiro tenta a conquista do bicampeonato. No feminino, a equipe carioca também vai lutar para manter sua soberania na competição. Os dois times, porém, terão forte concorrência até o título.

Depois de uma longa busca por patrocínio, o Rio de Janeiro conseguiu confirmar sua presença na Superliga masculina. Apesar da perda de jogadores importantes como Lucão, Theo e Dante, o time garante força na luta pelo título. Entre as novidades, Leandro Vissotto, que volta ao Brasil para jogar em sua cidade natal.
Superliga Lançamento Sp (Foto: Marcos Ribolli)Vissotto, à esquerda, e Bruninho, à direita, vão
defender título do Rio (Foto: Marcos Ribolli)
- Eu até brinquei. Uma coisa que eu mais frisei foi essa motivação de estar em casa, morar na minha casa, dormir na cama que eu comprei! Não uma que o time me deu. Isso me dá mais motivação, me deixa mais confortável. Isso tudo influencia e faz render melhor. Além de estar no Rio, atual campeão, time que está fazendo história – disse o oposto.
Outra equipe que surge como favorita ao título é o Sesi. O time paulista manteve a base da última temporada e conta com a chegada de reforços importantes, como Lucão, Lucarelli e Renan. O técnico Marcos Pacheco aposta em um time forte para a temporada.
- Nós temos um time altamente competitivo, grandes personagens, Lucão, Sidão, Lucarelli, Murilo. Mas temos de transformar isso num time. A primeira meta é transformar isso em uma equipe. Uma equipe com suas vir. As ambições são grandes. Não tem como ter uma equipe dessa e não pensar em título.

Finalista das últimas duas edições, o Cruzeiro é outro que se reforçou, com a chegada dos centrais Isac e Eder. O levantador William, porém, aposta na base mantida para a nova temporada.

- Eu acho que vamos brigar de novo. Temos um grupo bom, nos reforçamos, temos jogadores de qualidade. Mantivemos uma base, que é uma das coisas principais para brigar pelo título.
Superliga Lançamento Sp (Foto: Marcos Ribolli)Sidão, Giba, Murilo, Lucão, Robeto Minuzzi e Lucarelli estiveram no evento  (Foto: Marcos Ribolli)
Na Superliga feminina, incendiada pelo nono título da seleção no Grand Prix, Rio de Janeiro e Osasco voltam a aparecer como favoritos ao título. Dessa vez, porém, equipes como Campinas e Sesi prometem dificultar a vida dos rivais, soberanos nas últimas temporadas. Líbero das cariocas, Fabi espera que ao menos a equipe carioca consiga se manter na decisão.
- Eu disse: “Tá bom, querem chegar à final. Mas tomara que pelo menos o Rio esteja lá (risos)”. Estou com a sensação de que as coisas vão ser boas. Vamos ver como vai ser a regra de 21 pontos, vamos precisar nos adaptar a algumas mudanças, não dá para dizer agora como vai ser.
A levantadora Fabíola lembrou que o Osasco não conta com as duas ponteiras que defenderam a equipe na última temporada, mas mostrou confiança em uma nova grande temporada.
Superliga Lançamento Sp (Foto: Marcos Ribolli)José Roberto Guimarães, à direita, acredita na força
do Campinas (Foto: Marcos Ribolli)
- A gente teve duas grandes perdas, a Fernanda Garay e a Jaque. Mas duas meninas jovens estão chegando e espero que elas se adaptem bem. Espero que elas venham, façam o melhor e a gente consiga brigar pelo título de novo - disse a levantadora.
Os rivais, no entanto, tentam mudar o rumo da história. José Roberto Guimarães, técnico do time do interior paulista, garante que, após a chegada de nomes como Tandara e Natália, pode fazer frente aos adversários.
- Temos uma equipe mais forte nesse ano. A temporada de estreia é sempre complicada. Claro que Rio e Osasco são equipes sempre muito fortes, mas temos condições de fazer frente – afirmou o treinador.
Superliga Lançamento Sp (Foto: Marcos Ribolli)Várias jogadoras da Superliga feminina marcaram presença no evento em São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)
Novidades entre os clubes
A Superliga também marcará a estreia de novas equipes. No feminino, Brasília, Barueri, Maranhão e Araraquara vão fazer sua primeira temporada na competição. Paula Pequeno, uma das estrelas do time do Distrito Federal, diz que o grupo deverá ganhar força durante a competição.

- É um time muito experiente, mas com jogadoras de muita saúde. O foco agora é ficar bem fisicamente para suportar o campeonato inteiro. Esse é o foco. Aos poucos, vamos acertar a cabecinha, o nosso estilo de jogo, nossa força. Ainda temos alguns pontos que precisamos de reforços. Tudo que vier será bem-vindo. Se não vier, vamos brigar. Porque é um time gostoso de defender.

No masculino, Giba aparece como a estrela de um renovado Taubaté, que jogou a última Superliga representando a cidade de Pindamonhangaba. O ponteiro confia no sucesso da equipe.
- Minha expectativa é a melhor das possíveis. Temos vários jogadores com experiência, junto com jogadores que estão começando. Eu ainda preciso recuperar minha forma física, mas acredito que podemos brigar com os outros times – disse Giba.
Superliga Lançamento Sp (Foto: Marcos Ribolli)Bruninho, Nalbert e Giba se cumprimentam durante o lançamento da Superliga (Foto: Marcos Ribolli)
No Paraná, Ricardinho e Lorena vão liderar a nova equipe de Maringá. Os dois, que fizeram sucesso nos tempos de Vôlei Futuro, esperam repetir o bom desempenho com o time.

- Eu não esperava uma estrutura dessas. O Ricardinho está de parabéns. Tudo o que eles já estão construindo é demais. Acho que o público está ansioso, é uma cidade que ama vôlei. Só estou esperando para colocar fogo naquilo lá – brincou Lorena.
Primeira rodada
A bola subirá primeiro para os homens, já neste sábado, com o jogo entre Cruzeiro e São Bernardo - os outros duelos da primeira rodada serão realizados no dia 14 de setembro. A primeira fase se estenderá até o fim de fevereiro, e a final está agendada para 13 de abril.
As meninas terão de esperar um pouco mais para entrar em ação, tempo o suficiente para as campeãs do Grand Prix recarregarem as energias. A rodada de estreia está prevista para o dia 27 de setembro, e a fase de classificação se encerrará no meio de abril. A decisão será em abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário